<< Voltar para o Blog da Sigalei

A hora de sair das sombras: vamos falar sobre lobby?

Publicado em:
30/8/2015

Já falamos anteriormente AQUI sobre a importância do acompanhamento legislativo como uma das ferramentas necessárias para se pensar estratégias de negociação junto aos legisladores.

O fato é que, ações estratégicas que visem a garantia de interesses fazem parte do exercício democrático, sendo essencial que exista um debate público amplo sobre as questões que envolvem o lobby e a defesa de interesses. Este tipo de educação política se faz necessário para que este assunto comece a figurar como uma pauta relevante nos projetos de lei.

Observamos que a legislação no Brasil sobre a regulamentação do lobby é fraca e o tema não desperta muito interesse nos legisladores – ao menos é o que parece quando se observa o numero de projetos que estão tramitando. Uma pesquisa publicada pelo professor Manoel Leonardo Santos, do Centro de Estudos Legislativos do Departamento de Ciência Política da UFMG, e o doutorando em ciência política Lucas Cunha demonstra que em décadas foram apenas 16 projetos de lei, sendo que, nenhum se tornou lei.

Atualmente, temos 3 projetos de lei tramitando que tratam sobre a regulamentação da prática de lobby, sendo dois deles propostos por deputados federais (sendo 1 do PT e outro do PSD) e um proposto por um senador (PT).

Senador Walter De Freitas Pinheiro (PT) - SF-PLS-336-2015 - Matéria com a relatoria

Deputado Federal Carlos Alberto Rolim Rogério Schumann Rosso (PSD) - CD-PL-1961-2015 - Tramitando em Conjunto

Deputado Federal Carlos Alberto Rolim Zarattini (PT) - CD-PL-1202-2007 - Aguardando Parecer

É verdade que a polêmica que o tema gera se soma à falta de consenso sobre a maneira de regulamentar as práticas de lobby. Porém, está na hora de haver uma maior coordenação para fazer com que este tema paute a agenda dos legisladores.

Paralelo a este movimento entendemos que é preciso organizar debates junto à população para mostrar a importância do lobby na garantia de interesses. É necessário, primeiro, mostrar que existem pessoas sérias e profissionais trabalhando com estas questões. Segundo, mostrar que não são apenas as grandes corporações que podem buscar a defesa de interesses e mais, desde que maneira transparente e dentro de normas, é absolutamente democrático, legítimo e necessário, visto que estas ações qualificam e melhoram, cada vez mais, os conteúdos dos projetos de lei.

Enfim, é preciso mostrar que a política é a arte de ocupar espaços e que estes espaços não ficam vagos, mas são ocupados por quem melhor entende o jogo político e desenvolve melhores estratégias de atuação.

Tags
Não encontrada
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.