<< Voltar para o Blog da Sigalei

Inteligência Sigalei | Covid-19 e Compras

Com o avanço da Covid-19, crescem também as compras governamentais relacionadas aos produtos destinados ao combate à pandemia. Veja também por que a indústria farmacêutica do País está em alerta.

Publicado em:
7/4/2020
M

áscaras, ventiladores pulmonares, cloroquina. Confira os principais produtos dos atos relacionados a compras para o combate à Covid-19, publicados no Diário Oficial da União (DOU), desde o dia 26 de fevereiro, data em que foi identificado o primeiro caso no País.

Lupa Sigalei | A produção interna de medicamentos

Um ponto a destacar é que a indústria brasileira tem enfrentado dificuldade para importar insumos utilizados na produção de medicamentos, inclusive alguns que estão sendo testados no combate ao coronavírus, como a cloroquina e a hidroxicloroquina.

O motivo são as restrições à produção externa, principalmente por conta do atual isolamento social na Índia (e anteriormente da China), as duas maiores fornecedoras de insumos, os chamados APIs (Active Pharmaceutical Ingredients).

Segundo a consultora de políticas de saúde, Cristina Guimarães, o impacto da restrição da importação de produtos para a saúde sobre a oferta nacional, incluindo insumos, vai depender da duração do lockdown nos países produtores, nas quantidades de estoques disponíveis pelas farmacêuticas no Brasil (no caso de insumos para a produção de medicamentos), e em atrasos na entrega das mercadorias causadas por problemas logísticos.

Tags
Covid-19
DOU
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.