<< Voltar para o Blog da Sigalei

2018, o ano do sigalei

Publicado em:
19/12/2018

Ser uma Startup jovem com foco em inovação traz sempre dois desafios inerentes à própria origem: como se manter sempre jovem, apesar do implacável tempo cronológico, e como manter a chama da inovação, com aumento de equipe, clientes, responsabilidades e burocracias que acompanham todo processo de crescimento. O sigalei foi ao divã em 2018 e se levantou sem qualquer síndrome de Peter Pan. A empresa cresceu, amadureceu, ao mesmo tempo em que se manteve jovem e inovadora. E de olho em saltos cada vez maiores.

No começo do ano, já se apontava que 2018 seria auspicioso. Ano de eleição, com novas regras, novos atores e clima de polarização no ar. Em tempos de Fake News, era preciso combater a desinformação. Uma das estratégias para contribuir para o amadurecimento do processo eleitoral foi a produção de conteúdo de qualidade. Nascia o blog Tudo é Política.

Entre as fontes, os ricos dados minerados pela plataforma de monitoramento legislativo do sigalei. Em pouco tempo, o blog já contava com milhares de leitores e ajudava a pautar temas que foram replicados por toda a mídia nacional, como a atuação parlamentar dos então pré-candidatos à presidência.

“A produção de conteúdo faz parte do compromisso do sigalei em ajudar os profissionais de Relações Governamentais e Institucionais (RIG) a ficarem atualizados com os temas mais importantes para a sua carreira, além de contribuir para o debate saudável de ideias e opiniões”, conta o co-founder do sigalei Caio Flores.

Entre os conteúdos produzidos, estão reportagens, entrevistas, artigos, planilhas e análises sobre os principais temas do legislativo. No time de colaboradores, jornalistas e cientistas políticos trazem material relevante tanto para quem está dando os seus primeiros passos dentro da área de RIG quanto para os mais experientes. O blog virou ponto de encontro entre todos os profissionais de Relações Governamentais e Institucionais.

SL SUMMIT

Outra atividade de grande sucesso deste ano foi a primeira edição do SL Summit. O tema “O papel da tecnologia na democratização do lobby” destacou a participação de empresas, associações, instituições e cidadãos nos debates públicos.

O evento contou com a participação presencial e pela internet de centenas de profissionais e estudantes que acompanharam atentamente o debate mediado pelo cientista político e co-founder do sigalei, Ivan Ervolino, com Andréa Gozetto, coordenadora do MBA em Relações Governamentais da FGV/IDE e Pedro Fiorelli, Head de Relações Governamentais e Sustentabilidade da BRK Ambiental. O evento, realizado no Wikilab, ambiente de co-working onde fica o sigalei, em São Carlos (SP), foi transmitido pelo portal sigalei e pelas redes sociais.

“Nosso desafio era levar à experiência sigalei, que entregamos todos os dias para os nossos clientes, ao SL Summit. Pelo alto nível do debate e pela excelente participação do público, creio que o nosso objetivo foi atingido”, destaca Ivan.

Citando a frase de um senador norte-americano, Pedro Fiorelli, um dos debatedores, resumiu bem a importância da participação da sociedade na agenda pública. “Se você não está à mesa, você está no cardápio.” O SL Summit foi uma forma de trazer conhecimento relevante e estratégia para que todos possam se sentar à mesa.

PRÊMIO ABRIG

O lugar não poderia ser mais simbólico. No Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o sigalei recebeu, em setembro, o Prêmio Marco Maciel, Ética e Transparência entre o Público e o Privado, uma iniciativa da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). O sigalei conquistou o 2º lugar na categoria Instituição Privada.

Para concorrer ao prêmio, o sigalei apresentou o case “O sigalei e a nova democracia digital”, no qual relata a trajetória da empresa, criada em 2016, e que se tornou referência em monitoramento legislativo dos trabalhos do Congresso Nacional e também de assembleias estaduais e câmaras de vereadores em todo o País.

“O Sigalei tem feito um trabalho belíssimo de aproximar a sociedade e autoridades e está absolutamente de parabéns pelo reconhecido prêmio que ganhou”, destacou o presidente da Abrig, Guilherme Custa Costa.

Para o CEO do sigalei, Danilo Oliveira, as conquistas de 2018 são o reconhecimento do bom trabalho realizado por toda a equipe e o horizonte é de ainda mais avanços para o ano que vem.

“As atividades e as conquistas de 2018 reforçam o nosso princípio de nos questionar diariamente como podemos usar novas tecnologia para permitir que mais grupos da sociedade possam acompanhar e participar das decisões políticas. Para o ano que vem, sempre pensando na experiência do usuário, iremos avançar a nossa plataforma, para torná-la cada vez melhor e mais acessível, e vamos ampliar as ações de sucesso. Teremos ainda mais conteúdo de qualidade e vamos levar a experiência do SL Summit para outras cidades. Que venha 2019!

Tags
Não encontrada
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.