Há 40 anos, o campeonato brasileiro de futebol foi disputado com 94 times, Margareth Thatcher se tornou a primeira-ministra do Reino Unido e o icônico álbum The Wall, da banda Pink Floyd, foi lançado. Na velocidade digital, quatro décadas soam anos-luz distantes, mas não apagam instituições, apenas as aprimoram.
Também em 1979, mais precisamente no dia 15 de julho, poucas semanas antes da Lei da Anistia, foi criada a Umbelino Lôbo, uma das primeiras consultorias em Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do País e que segue firme como uma mais conceituadas empresas da área.
Para falar sobre tantas mudanças nestes 40 anos e também sobre os desafios e oportunidades atuais para a Umbelino Lôbo e para os profissionais de RIG, o Blog Tudo é Política conversou com Antônio Marcos, diretor-superintendente da empresa, e um dos decanos da atividade no País. Boa leitura!
Nestes 40 anos, acompanhamos 11 legislaturas e o governo de 9 presidentes diferentes, a posse de 2985 deputados federais e 662 senadores da república, a nomeação e o trabalho desempenhado por 607 ministros de estado (dados do início do ano de 2019). Experienciamos a criação de 5 moedas, o desenvolvimento de dois processos de impeachment, a transição para o regime democrático e os debates que resultaram na atual constituição da república. Realmente, foram muitas as transformações políticas, econômicas e sociais.
Para manter as atividades por tanto tempo em meio a uma sociedade tão dinâmica, é preciso ter um propósito e diretrizes de atuação claras e consistentes, pois o mundo continuará a se transformar e, ao que parece, de forma cada vez mais veloz e estrutural.
A Umbelino Lôbo nasceu porque acredita que, mais do que um direito legítimo, é dever de todos os setores contribuírem para a construção de uma sociedade mais próspera. No Brasil, atualmente, essa postura encontra respaldo na própria Constituição Federal que instituiu um regime democrático representativo e participativo.
Como principal diretriz na condução desse propósito, é imprescindível optar pela postura transparente e pela disposição ao diálogo, respaldados sempre pelo conteúdo técnico, pela informação oficial e pela ética.
E, por último, é necessário estar disposto a aprender. O principal objetivo da atividade de RIG é construir canais de comunicação que viabilizem o desenvolvimento de políticas públicas, ações e espaços que contribuam para a efetivação de direitos e o progresso da sociedade. Assim, atuamos em um ambiente complexo e dinâmico, o que demanda a disposição em sempre rever processos, buscar novos conhecimentos e, principalmente, escutar as demais partes.
Nunca fizemos um levantamento específico sobre isso. Mas não conhecemos outra consultoria com mais tempo de mercado.
Nos últimos 10 anos, o mercado cresceu bastante, o que confirma o caráter estratégico da atividade de RIG. Dentre as variáveis para esse movimento, consideramos duas principais: o processo natural de amadurecimento das instituições e dos processos no regime democrático; e a transformação na circulação e na disponibilização da informação, nossa principal matéria-prima.
Ao longo dos mais de 30 anos de vigência da atual constituição, houve a ampliação e o fortalecimento, de maneira mais ou menos constante, dos mecanismos institucionais de participação. A democracia é um processo e um exercício de diálogo entre diversos atores e seus interesses e é a partir desse movimento que ela se fortalece e consolida. De modo geral e baseados nas experiências vivenciadas e percepções construídas ao longo desses anos, identificamos algumas tendências no relacionamento entre atores públicos e privados:
Assim, a instituição do regime democrático representativo e participativo fortaleceu e deu ainda mais sentido ao desenvolvimento de atividades de RIG.
Já a alteração na disponibilização e na circulação de informações transformaram e transformam diariamente as potencialidades da área. Há 40 anos atrás, o monitoramento dos atos publicados no Diário Oficial da União (DOU), atividade básica de RIG, era realizada da seguinte forma: comprávamos a cópia física da publicação, recortávamos os atos de interesse de nossos clientes e enviávamos por correio. O surgimento do fax já foi uma pequena revolução, pois pelo menos a transmissão da informação passou a ocorrer de forma mais célere. Hoje, 2019, não existe mais cópia física do DOU e a captura das informações é realizada de forma automatizada por um robô. Cabe ao assessor apenas selecionar os atos de interesse com um clique e gerar o relatório com outro.
Assim, por algum tempo, em virtude da inexistência recursos tecnológico, grande parte das demandas de um profissional de RIG estava em coletar, sistematizar e circular essa informação. O surgimento de ferramentas que agilizam esse processo contribui para o desenvolvimento e a consolidação de outras potencialidades da área, como a elaboração de análise e informações de inteligência e a construção de canais e espaço de diálogos, essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade democrática.
A Umbelino Lôbo têm clientes de diferentes áreas, como empresas multinacionais e organizações representativas de classe. Alguns deles foram a razão pela qual começamos a trabalhar no campo das relações com o governo e eles ainda estão conosco. Com outros, temos uma parceria mais recente, que mostra o lado estratégico de trabalhar com relações institucionais e governamentais.
Tendo em mente a importância de uma relação cada vez mais transparente entre o público setor e sociedade civil, mantemos em nosso site a listagem dos nossos atuais clientes, que pode ser acessada nesse link: https://www.umbelino.com.br/clientes/
A construção do relacionamento com os poderes públicos ocorre a partir da manutenção do diálogo transparente, ético e consistente. Nesse sentido, a apresentação de pleitos ao setor público deve observar alguns princípios e procedimentos:
Assim, o desenvolvimento e a consolidação dessa parceria devem ter como principal base a intersecção das prioridades da empresa/associação/entidade representada pelo RIG, dos processos decisórios e agenda do setor público e, principalmente, das demandas e necessidades sociais.
Esse é um processo de trabalho que também se alterou bastante ao longo dos 40 anos da empresa. Antes da internet, tínhamos que ir até o Congresso Nacional para conseguir cópias de projetos e nos informar sobre seus andamentos.
Hoje, o trabalho de monitoramento é parte automatizado e parte manual. A identificação das proposições legislativas que podem vir a ser de interesse dos clientes é feita manualmente, diretamente no site nas Casas. Utilizamos o serviço do Sigalei como ferramenta complementar. Após análise das proposições, a equipe cadastra em um banco de dados, que armazena, de forma sincronizada com as Casas, as principais informações a respeito da tramitação.
Os projetos, após retorno de priorização dos clientes, podem ser cadastrados nos sites da Câmara e Senado, além do Sigalei. É por meio destas ferramentas que recebemos os alertas de movimentação dos projetos.
O cadastro dos projetos no banco de dados interno e do Sigalei norteia, ainda, a elaboração da pauta de acompanhamento para a semana. Esse trabalho é complementado com consulta aos sites das Casas para conhecimento das agendas de reuniões de comissões, Plenários e outros eventos.
A equipe acompanha in loco reuniões deliberativas das comissões temáticas e outros eventos realizados no Congresso Nacional. Os resultados coletados são encaminhados, a depender do grau de urgência e importância, tão logo o evento ocorra ou por meio de um documento consolidado encaminhado ao final da semana.
Acreditamos que um desafio transversal a qualquer empresa atualmente é, em um mundo de tantas possibilidades e caminhos, compreender quais fazem sentido para a sua história e para a consolidação de seu propósito. Esse é um exercício e um desafio diário, além de uma postura estratégica e necessária para não se perder. Como dissemos na primeira resposta, acreditamos que a clareza foi e é fundamental para o nosso percurso.
Outro desafio, que não é exclusivo da área de RIG, é processar, gerir e compreender dentre as inúmeras informações disponíveis, àquelas que contribuam efetivamente para a prestação de um serviço e a elaboração de um conteúdo de qualidade.
Ademais, apesar do crescimento da área de RIG, é visível que ainda existem ruídos sobre essa atividade e o papel de seus profissionais. Então acreditamos que mais que um desafio, é uma missão da Umbelino Lôbo, como uma pioneira na área, contribuir para a educação do mercado, de seus profissionais e clientes, tendo como base nossos aprendizados e o nosso percurso que exemplifica e nos dá a certeza de que é sim possível construir canais de interlocução com os diversos entes sociais e públicos baseados na ética, na transparência e na consistência. Nesse sentido, e como forma de materializar essa missão, reativamos esse ano nosso site e nossa página no Linkedin, nas quais publicamos periodicamente conteúdos relacionados à área de RIG, ao funcionamento dos Poderes Legislativo e Executivo e ao cenário político nacional.