A decisão do supremo fortalece o lobbying no brasil?

Analisamos a decisão do supremo e apresentamos uma breve análise de como afeta o cenário de lobbying no Brasil.

Foi votado a inconstitucionalidade das doações eleitorais. É sempre complicado fazer uma análise no calor do momento, porém este acontecimento merece a devida atenção.

Entendemos que além de resolver uma questão importante na democracia brasileira esta decisão abre mais espaço para que grupos diversos da sociedade tenham a possibilidade de negociar sua agenda junto aos legisladores (ou seja realizarem lobbying), além de forçar os grupos privados a recorrerem a métodos alternativos legais para a defesa de seus interesses.

O fato é que não sendo mais permitido o financiamento privado de campanha, provavelmente, os legisladores não fiquem com as demandas tão presas quanto de costume visto que não deve existir tanto comprometimento com os doadores.

Mais do que nunca pensar estratégias de negociação junto aos legisladores é essencial. Essas estratégias de lobbying passam, também, por um acompanhamento eficaz das atividades e produção legislativa, visto que, só assim é possível mapear temas e demandas do seu setor.

Para fazer o acompanhamento fácil e eficaz dos projetos de lei, acesse o sigalei!


Acompanhe nossas novidades!

Assine nossa newsletter e fique por dentro da política brasileira.