Na semana passada, na Sessão Deliberativa do dia 26 de Setembro na Câmara dos Deputados foi lida a segunda denúncia contra o Presidente Michel Temer, dando início a análise desta matéria pelos Deputados Federais.
Enquanto aguardamos a Câmara debater e decidir sobre a denúncia, vamos analisar nesta semana os dados do sigalei sobre as Sessões Deliberativas no Plenário da Câmara dos Deputados que ocorreram desde 2015.
Ao analisar o gráfico acima, nota-se que a maioria da Sessões Deliberativas são Extraordinárias, inclusive em alguns meses não aconteceram Sessões Deliberativas Ordinárias, por exemplo, em Ago/16, Set/16, Out/16 e Set/17.
Analisando o gráfico acima, confirma-se a hipótese que há mais Sessões Deliberativas Extraordinárias que Ordinárias. Mais de 82,7% (487) das Sessões Deliberativas foram Extraordinárias enquanto somente 17,3% (102) foram Ordinárias. Outro dado interessante é que o número de proposições em pauta de uma Sessão Ordinária é em média 3 vezes maior que em uma Sessão Extraordinária.
A maioria das Reuniões Extraordinárias são convocadas para iniciar no período da noite (entre às 18h até às 23h), com 167 Sessões. Após o período da noite, a hora preferida dos parlamentares é a tarde (das 12h às 17h), com 161 Sessões, depois, a manhã (das 06h até às 11h) contabilizando 153 Sessões e por último o período menos propício é a madrugada (das 00h até às 05h) com apenas 6 Sessões.