<< Voltar para o Blog da Sigalei

Como monitorar as ações do poder legislativo?

No Brasil, por dia, o governo federal edita 764 atos regulamentadores, ou seja, um a cada dois minutos. Isso sem falar das milhares (sim, milhares) de proposições iniciadas no Congresso, além de todas as outras das demais casas legislativas pelo País. É possível monitorar tudo isso?

Publicado em:
22/10/2018
I

magine disputar um jogo no qual as regras mudam a todo minuto. A cada dois, mais precisamente. É uma das comparações que se pode extrair do emaranhado de normas que soterram as empresas, instituições e cidadãos do País. No Brasil, por dia, o governo federal edita 764 atos regulamentadores, ou seja, um a cada dois minutos. Isso sem falar das milhares (sim, milhares) de proposições iniciadas no Congresso, além de todas as outras das demais casas legislativas pelo País. É possível monitorar tudo isso?

Evidentemente, essa resposta depende das equipes e das tecnologias utilizadas, mas existem alternativas simples, para iniciar e aprofundar esse trabalho. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que boa parte das informações está ao alcance de um clique - para todos. Desta forma, qualquer cidadão, movimento social, ONG, associação de moradores de bairro, coletivos, entidade de classe, associação setorial e empresas públicas ou privadas pode acompanhar as ações governamentais.

No website da Câmara dos Deputados, por exemplo, é possível acompanhar a atividade legislativa de nossos 513 deputados federais. Evidentemente, não se trata de um Big Brother Legislativo, mas é possível extrair muitas informações, inclusive para se poder avaliar o trabalho parlamentar. Estão à disposição da sociedade civil: a agenda dos parlamentares e das comissões, as notas taquigráficas com o registro instantâneo de tudo o que ocorre em Plenário, a íntegra dos discursos proferidos pelos parlamentares, estudos legislativos sobre os mais diversos temas e a legislação em vigência no país.

Além de todas essas informações, ainda é possível monitorar todas as proposições já iniciadas nessa casa e o status de sua tramitação. Entre as diversas opções de busca ressaltam-se a pesquisa por tema, por tipo de proposição, pelo número, pelo ano ou pelo autor da proposição. Isso faz muito sentido em um País com tradição regulatória tão grande como o Brasil, onde oportunidades e desafios podem surgir a partir de uma canetada. Para participar das discussões que podem influenciar a sua área de atuação, é preciso entender em que estágio elas estão. Também é possível (e recomendado) acompanhar detalhadamente o trabalho das comissões, já que algumas tomam decisões de caráter terminativo.

Siga as leis

Uma funcionalidade muito interessante do sistema da Câmara dos Deputados é o acompanhamento de proposições por e-mail. Você pode optar por receber informações sobre determinada proposição, como por exemplo, um projeto de lei complementar, proposta de emenda à constituição ou medida provisória. Mediante a realização de um simples cadastro, cada vez que a proposição sofre mudança no seu status de tramitação, o sistema dispara um e-mail informando.

Com esse cadastro, também é possível receber os Boletins Eletrônicos da Câmara. Eles disseminam informações atualizadas sobre a atuação dos deputados, sobre a tramitação das proposições e veiculam notícias em geral. No Senado Federal, esse panorama não é diferente, sendo as informações de fácil acesso e abundantes.

Na esfera estadual, o panorama é um pouco diferente, pois apenas parte das Assembleias Legislativas Estaduais possuem sistemas automáticos de busca. Desafortunadamente, quando o possuem, nem sempre a busca é intuitiva, o que exige esforço um pouco maior dos que ainda não têm familiaridade com os meandros dos sistemas.

Os municípios, por sua vez, são um caso à parte. Poucas são as Câmaras Municipais de Vereadores que possuem sistemas automáticos de busca, o que reflete a diversidade encontrada ao se analisar o nível de transparência entre elas.

Quando o cidadão decide monitorar o poder legislativo municipal, na grande maioria das vezes precisa fazê-lo pessoalmente. Mas, alguns municípios possuem meios de comunicação que auxiliam os cidadãos nessa tarefa. Seja via rádio, internet ou transmissão da TV Câmara local, as informações sobre o que se passa nas sessões não ficam represadas.

Com essas alternativas de monitoramento, princípios tão caros à democracia como os da transparência e da prestação de contas estão sendo incentivados, não importa o motivo pelo qual os atores sociais queiram jogar luz à atuação do legislativo, seja para coletar informações e divulgá-las ao seu público de interesse, seja para exercer uma função fiscalizadora ou para acompanhar com detalhes um mandato, um tema de interesse ou o trabalho de uma comissão.

Cabe ressaltar que, a prestação de contas é essencial em democracias representativas, uma vez que, ao escolher os governantes por meio do voto, os cidadãos delegam a eles apenas parte de seu poder de decisão. Apesar de serem os responsáveis por conduzir o processo de deliberação acerca das políticas públicas que afetam a todos, eles o fazem a serviço da sociedade civil, e, portanto, devem prestar contas de seus atos, estando passíveis de controle. Monitorar, cobrar e avaliar são etapas que fazem parte do fechamento do ciclo representativo, onde o voto depositado na urna é, ao contrário do que muitos pensam, apenas o preâmbulo e não o epílogo do livro democrático.

--

Nota do editor

Para saber mais sobre as soluções de monitoramento legislativo da Sigalei, clique aqui.

Tags
RIG
RelGov
Congresso Nacional
Processo Legislativo
Monitoramento Legislativo
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.