O que você precisa saber para usar inteligência artificial no seu dia a dia.
avanço da inteligência artificial nos últimos anos, impulsionado pelo lançamento do ChatGPT, tem gerado uma mistura de admiração e receio. Atividades antes consideradas exclusivamente humanas agora podem ser realizadas por máquinas. Essa inovação, aliada à competitividade do mercado e à busca por comodidade, fez com que as inteligências artificiais baseadas em LLMs (Large Language Models) fossem incorporadas ao nosso cotidiano muito rapidamente, tornando-se indispensáveis.
No entanto, precisamos ter cuidado em utilizar essas novas ferramentas de inteligência artificial pois elas possuem limitações que nem sempre são tão claras e podem passar despercebidas, por isso, eu estou escrevendo esse artigo para pontuar características que precisamos saber para utilizar essa tecnologia com segurança, principalmente motivado por conversas com vários profissionais de relações governamentais e institucionais ao longo destes últimos meses.
Um ponto crítico é que as LLMs não são capazes de raciocinar de maneira semelhante à humana [1]. Um estudo indicou que, ao serem submetidas a testes que exigem raciocínio lógico, o modelo mais avançado acertou apenas 47% das respostas, enquanto um ser humano atingiria facilmente cerca de 96% [2].
Em outras palavras, isso acontece pois a arquitetura destas novas tecnologias são basicamente softwares de computador super complexos que conseguem identificar padrões invisíveis para nós em massas gigantescas de dados, e com isso, elas ganham uma capacidade de prever o próximo passo por extrapolação.
Apesar desta resposta por extrapolação ser útil em diversas aplicações, como por exemplo, traduzir um texto, em situações mais delicadas, onde não existem dados suficientes, elas trazem respostas incorretas, ou no melhor dos casos, muito genéricas.
Isso pode representar um desafio para profissionais de Relações Governamentais e Institucionais, que, em muitos casos, precisam trabalhar com múltiplos temas pouco correlacionados que, por exemplo, vão do tributário as questões técnicas profundas das indústrias que atuam, e que na correria do dia a dia, pode acabar confiando na resposta da IA, que geralmente são escritas de forma altamente convincentes, mas completamente equivocadas, sem dar conta que a IA não tem todos os dados para moldar uma resposta de qualidade.
Dessa forma, é essencial tomar cuidado ao solicitar à IA recomendações ou análises que envolvam o cruzamento de informações, principalmente em temas que você não domina completamente, ou que exista escassez de dados.
Logo, para ilustrar meu ponto, fiz um experimento. Eu pedi para o ChatGPT modelo 4o, gerar uma imagem de uma taça de vinho até a borda, no entanto, você rapidamente notará que IA não sabe o que é uma “borda de um copo”, consequentemente, o ChatGPT é incapaz de gerar uma imagem de uma taça de vinho cheia até a borda, pois no final das contas, quantas vezes vemos uma foto de uma taça de vinho transbordando em relação à taças cheias até a metade? Imagina para objetos regulatórios que são muito mais complexos, abstratos e com descrições muito mais raras na literatura que encontramos na internet.
LONGE DISSO! As LLMs podem ser extremamente úteis no dia a dia dos profissionais de Relações Governamentais e Institucionais, desde que sejam utilizadas para as tarefas certas que envolvam identificações de padrões, como por exemplo:
As IAs são altamente eficazes na extração de informações relevantes de um texto e na criação de resumos concisos e precisos.
Se você precisa organizar um texto desestruturado, como a tramitação de uma proposição legislativa ou a ata de uma reunião, a IA pode ajudar a estruturá-lo de forma clara e compreensível.
A IA consegue aprimorar a fluidez do texto, corrigindo erros gramaticais e ortográficos com alta precisão.
As IAs foram originalmente desenvolvidas para melhorar a precisão das traduções, tornando-se excelentes ferramentas para essa finalidade.
A busca por informações é uma atividade essencial no dia a dia dos profissionais de Relações Governamentais e Institucionais. As IAs podem otimizar esse processo, buscando dados com base em palavras-chave ou análises semânticas. Na Sigalei, por exemplo, contamos com a funcionalidade de Curadoria Automática, que utiliza IA para tornar as buscas mais precisas e eficientes.
A IA também se destaca na classificação e organização de informações, identificando padrões e facilitando a extração de temas e tags.
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer como você pode utilizar a IA com segurança no seu dia a dia em Relações Governamentais e Institucionais. As LLMs são ferramentas poderosas, mas exigem critério e conhecimento para serem utilizadas da melhor forma.
Nos vemos no próximo artigo!
Referências:
[1] YAX, Nicolas; ANLLÓ, Hernan; PALMINTERI, Stefano. Studying and improving reasoning in humans and machines. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2309.12485. Acesso em: 21 mar. 2025.
[2] DUA, Dheeru et al. DROP: A Reading Comprehension Benchmark Requiring Discrete Reasoning Over Paragraphs. [S. l.]: arXiv, 2019. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1903.00161. Acesso em: 21 mar. 2025.