Quem serão os futuros profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do País? Como eles se preparam? Mais uma edição do Prêmio Sigalei revela os futuros talentos da área. Confira os resultados desta competição!
uem serão os futuros profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do País? Como eles se preparam? Alguns jovens estudantes já estão fazendo muito bem o dever de casa e ampliando o seu leque de opções profissionais nessa área. Prova disso é o elevado nível dos trabalhos apresentados no Prêmio Sigalei – ESPM. A análise do Projeto de Lei 6299/2002, que flexibiliza o uso de agrotóxicos no Brasil, conquistou o 1º lugar no Prêmio, que está em sua 2ª edição. Os trabalhos foram realizados por alunos do 6º semestre do curso de graduação em Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
“Escolhemos esse tema porque queríamos pesquisar algum projeto moderno, que fosse relevante e estivesse sendo comentado pela mídia e que fizesse sentido para nos aprofundarmos. Como esse PL tem tido uma tramitação bastante grande e tínhamos muito insumo para nosso estudo, decidimos analisá-lo”, contou a aluna Fernanda Sardas, do grupo vencedor, composto também por Bárbara Pereira Barroso, Giulia Bortoleto de Moraes, Julia Mancini e Laíz Lan Li Sammarco.
Chamado de “PL do Veneno" por quem é contrário à sua proposta, e de “Lei do alimento mais seguro" por quem o apoia, o PL 6299/2002 quer mudar a legislação dos agrotóxicos. De autoria do senador e ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, o projeto de lei propõe a mudança do nome dos agrotóxicos para defensivos agrícolas e produtos fitossanitários. O texto propõe, ainda, a liberação de licenças temporárias e prevê que a análise dos produtos proíba apenas as substâncias que apresentem "risco inaceitável".
Com 21 anos e bastante conhecimento sobre o tema, Fernanda tem sua opinião definida sobre o assunto. Mas acredita que independentemente das vertentes políticas, é preciso procurar compreender o que será o melhor para o país.
“Realizar esse trabalho foi como um experimento da atividade de RelGov. Porque durante a análise sentimos na pele o que um profissional que atua nessa área de relações governamentais faz. Foi uma experiência muito interessante”, comentou. Esse, aliás, é um dos objetivos do prêmio: preparar futuros profissionais da área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG).
Fernanda é uma das 35 alunas da minor de Relações Governamentais, uma das duas trilhas que compõem o curso de Relações Internacionais da ESPM. Ao longo do terceiro ano, os alunos do curso têm que escolher entre essa e a minor de Relações com Investidores.
Quem opta pela trilha de Relações Governamentais faz duas disciplinas no sexto semestre: Instituições Políticas, ministrada pelo professor Marcello Fragano Baird, e Estratégias de Relações Governamentais, ministrada pelo professor José Luiz Pimenta. Os trabalhos que concorreram ao Prêmio Sigalei – ESPM foram orientados por ambos.
O evento premia dois grupos de alunos. O 2º lugar ficou para o grupo que analisou o Projeto de Lei do Senado 57/2018, que visa regulamentar o setor de comunicação audiovisual sob demanda. Além de princípios mais básicos e amplos, como a liberdade de expressão e de acesso à informação, a promoção da diversidade cultural, da língua portuguesa e cultura brasileira, o projeto legisla sobre tributação e cotas de catálogo.
O trabalho propunha que cada grupo escolhesse um tema e identificasse um projeto de lei relacionado para fazer a análise tanto da tramitação, quanto dos agentes políticos envolvidos, parlamentares e stakeholders.
Além da clareza na apresentação, outros três critérios foram considerados na escolha do vencedor. “Nós analisamos a capacidade de compreensão do processo legislativo, a aptidão para identificar os stakeholders envolvidos no tema, distinguindo a importância e influência de cada um, e a habilidade para avaliar os cenários apontando para o avanço ou recuo dos projetos de lei escolhidos”, explicou Baird.
O objetivo é que, com a realização desse trabalho, os alunos pudessem se familiarizar com o funcionamento das instituições políticas do Brasil, desenvolvendo a capacidade de análise estratégica em torno de um determinado tema.
“Nossa proposta é justamente capacitá-los de forma mais prática para que possam lidar com o sistema político e fazer análises do cenário. A intenção é deixá-los prontos para o exercício dessa atividade. E para complementar, no 7º semestre eles têm uma disciplina de gerenciamento de crise, reputação e treinamento em media training, em que simulamos uma entrevista ao vivo, ou seja, esse acaba sendo um grande diferencial do curso de Relações Internacionais da ESPM”, avaliou o docente.
Boa parte do monitoramento legislativo foi feita com o apoio da plataforma Sigalei, disponibilizada para os estudantes durante o curso. “O Sigalei tem sido um parceiro bem importante, primeiro por fornecer uma ferramenta que eles utilizam ao longo do semestre. Segundo, porque um prêmio como esse prestigia os alunos e acaba sendo um grande incentivo para que eles façam análises cada vez mais sofisticadas, estimulando-os na atividade de relações governamentais”, destacou Baird.
Fernanda disse que o grupo gostou da experiência. “A faculdade é uma época puxada para muitos de nós. Temos que nos dedicar intensamente. E se as pessoas não veem esse esforço, muitas vezes desanimamos. Já um prêmio como esse é um grande estímulo, porque reconhece o empenho dos alunos”, comentou.
Para ela, os recursos oferecidos pelo Sigalei foram de grande valia. “A plataforma facilita a visualização da tramitação, mostra os envolvidos e nos avisa de outras ações que estão ocorrendo. Foi um bom complemento às nossas buscas nos sites da Câmara e do Senado”, afirmou.
Conheça os trabalhos
- PLS 526/1999 - CD PL 6299/20 – Clique aqui para fazer o download do trabalho
Bárbara Pereira Barroso, Fernanda Sardas, Giulia Bortoleto de Moraes, Julia Mancini e Laíz Lan Li Sammarco
- PLS 57/2018 – Clique aqui para fazer o download do trabalho
Ana Karoline Ferreira, Felipe Muchão, Julia Grohmann e Luiz Felipe Moraes