<< Voltar para o Blog da Sigalei

Juntos somos mais fortes

Publicado em:
22/10/2017

Ei,

Com a aprovação da PEC 282⁄2016, as coligações em eleições proporcionais ganharam uma data para acabar, 2020. Por um lado, cientistas políticos comemoraram, pois consideram um avanço substantivo no nosso sistema eleitoral, por outro lado, a criatividade brasileira perde espaço de expressão.

“Unidos para vencer”, “Unidos Venceremos” se destacam entre outros tantos nomes inspiradores. Aproveitemos 2018, enquanto essas pérolas ainda estarão permeando a política Brasileira.

Será que depois da eleições os parlamentares eleitos aproveitam os laços criados nas eleições e se unem para trabalhar em conjunto?

Analisando os Projetos de Lei Ordinária apresentados desde 2015, nota-se que o atual Congresso é bem individualista quando se trata de apresentação de Projetos de Lei. Somente 2% das proposições apresentadas na Câmara e no Senado possuem mais de um autor.

Trabalho Escravo

Na última semana, a polêmica portaria 1129⁄2017 do Ministério do Trabalho levantou o debate sobre como o Brasil está ou deve estar tratando esse grave problema. Inclusive, levantou-se a questão que essas regras, devido à sua sensibilidade e gravidade, deveriam ser regulamentadas por lei ao invés de portarias.

Porém, é um tema que estava fora do radar dos parlamentares, até então. Analisando os discursos proferidos no plenário da Câmara dos Deputados, percebe-se que desde 2015 esse assunto pouco apareceu. O pico de discursos sobre o tema ocorreu em 2012.

Analisando com mais profundidade os 239 discursos que falaram sobre o tema desde 2015, percebemos que o principal partido que tocou no tema foi o PT, seguido do PSOL.

Considerando os deputados, os que mais tocou no assunto foi o deputado Edmilson Rodrigues do PSOL/PA.

Até a próxima semana com mais insights.

Tags
Não encontrada
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.