<< Voltar para o Blog da Sigalei

ESG e Relações Governamentais

Como ESG se relaciona com Relações Governamentais? Entenda os desafios e oportunidades.

Publicado em:
17/2/2022
O

ESG na agenda das Relações Institucionais e Governamentais amplia a visão sobre a defesa de interesses e refoça a importância da área para empresas e associações. 

Na agenda do capitalismo consciente é cada vez mais valioso aos negócios seguir padrões sócio responsáveis que conferem reconhecimento às organizações que atuam de forma ética e responsável, cuidam do meio ambiente e geram impacto social positivo na sociedade. 

O que é ESG? 

A sigla em inglês para Enviromental, Social and Corporate Governance (ESG) pode ser traduzida para o português como: melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ASG). 

O termo ESG surgiu em 2004, na publicação Who Cares Wins, do Pacto Global da ONU em parceria com o Banco Mundial. Na época, instituições financeiras e organizações internacionais debatiam a necessidade de integrar fatores sociais, ambientais e de governança em avaliações financeiras como condições para empresas adquirirem investimentos e capitais. 

Ou seja, ESG passa a ser enxergado como uma gestão de risco (principalmente financeiro) avançada, trazendo para a sustentabilidade empresarial a ótica do setor financeiro com base nesses três principais critérios: meio ambiente, social e governança


Como ESG se relaciona com RelGov?

Neste contexto de responsabilidade cidadã, empresas precisam se aproximar de seus stakeholders ou partes interessadas para entender os impactos positivos e negativos que seus negócios geram na sociedade e criar planos de ação para minimizar efeitos negativos e maximizar os positivos.

Há uma nova exigência do mercado e da sociedade como um todo para que as empresas utilizem seu capital político e social em temas de grande relevância para a sociedade. Existem critérios, métricas, rankings e relatórios internacionais que demonstram o quanto empresas cumprem e atendem às melhores práticas de ESG e isso contribui com a transparência das ações do mundo corporativo e previsibilidade para investidores/acionistas, setor público, colaboradores, comunidade, consumidores e fornecedores. 

Do ponto de vista das Relações Institucionais e Governamentais, área altamente especializada em gestão de riscos e oportunidades, análise de cenários, interlocução com poder público e atuação estratégica com stakeholders, as tendências do ESG se mostram como uma oportunidade de avançar na materialização de riscos e oportunidades com ações que endereçam estrategicamente as necessidades financeiras (como a busca de novos investimentos, ganho de mercado) e reputacionais (como ações de comunicação, marketing, lobby, advocacy) da organização. 


Tem dificuldades em definir indicadores ou KPI's em RIG? 

Mostrar ao negócio como as as ações da área impactam do ponto de vista financeiro na gestão de crise e riscos relacionados a questões sociais, de meio ambiente e de governança pode ser um ótimo primeiro passo.

No fim, os princípios do ESG ampliam a visão sobre a defesa de interesses, reforçam a importância das áreas de RIG atuarem de forma transversal e multidisciplinar na organização em prol da sustentabilidade do negócio e da geração de impactos positivos para a sociedade.   


__________

Referências

O ESG é uma preocupação que está tirando seu sono? Calma, nada mudou

Entenda o que é ESG e por que a sigla virou febre no mundo dos negócios


A Sigalei desenvolve tecnologia com dados precisos e alertas rápidos para te apoiar no monitoramento do Legislativo, acompanhamento de publicações no Diário Oficial da União, análise do perfil dos parlamentares.
Entre em contato para saber mais clicando aqui.

Tags
ESG
Sustentabilidade
Gestão de Risco
Negócios
Relações Institucionais e Governamentais
RelGov
RIG
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.