As relações governamentais e o uso da tecnologia



O cotidiano de um profissional de Relações Governamentais é dinâmico e possui atividades variadas que vão desde do monitoramento legislativo até os afazeres práticos como reuniões e comparecimento em sessões.

Tendo este panorama desenvolvemos o sigalei, uma plataforma de gerenciamento de Relações Governamentais. O objetivo principal é economizar tempo e recurso no processo de monitoramento legislativo.

Isso significa que buscamos desenvolver funcionalidades para melhorar o processo de busca e acompanhamento visando facilitar as outras atividades. Sabemos também que o monitoramento legislativo é uma das etapas deste processo e que sem a presença de profissionais qualificados a negociação junto à legisladores e tomadores de decisões perde eficácia.

A seguir mencionamos alguns pontos que consideramos importante e que podemos, com o emprego da tecnologia, auxiliar os profissionais de RelGov.

O fato de realizar uma busca eficaz de informações sobre proposições pode ser um grande auxílio no monitoramento legislativo. Os dados devem ser coletados por meio de um acompanhamento sistemático e diário e, de posse destas informações, elaborar agendas legislativas com informações relevantes de maneira mais simples e rápida.

Outro ponto sensível no cotidiano de um profissional de Relações Governamentais é o tempo gasto com buscas de informações visando identificar ameaças regulatórias e legislativas no que tange ao setor defendido. Ao mesmo tempo, é necessário desenvolver estratégias que possam mitigar essas ameaças. Isso significa acompanhar o que é produzido visando antecipar riscos, identificar oportunidades e planejar ações para desobstruir situações desfavoráveis. Por este motivo automatizar este processo pode ser uma grande vantagem competitiva.

Saber quem é quem no cenário político, também, é essencial para a negociação. Conseguir informações sobre a votação dos legisladores é importante para mapear lideranças e produzir análises de cenários gerais ou específicos de alguns parlamentares. Acreditamos que isto pode facilitar a elaboração de planos estratégicos para interação e argumentação com o governo, bem como estabelecer relações com autoridades legislativas e tomadores de decisão.

É importante ressaltar, também, que de nada adianta a obtenção destas informações de maneira rápida se o compartilhamento destas informações é um processo lento e pouco confiável, na qual as informações ficam dispersas. Entendemos que a demora na elaboração de planos estratégicos deixa os canais de diálogo com os legisladores pouco eficientes. Por este motivo, uma plataforma que permite ao time desenvolver, em conjunto, as estratégias de interlocução com órgãos da administração pública é importante para profissional de RelGov.

Enfim, a tecnologia vem para criar soluções e serve para auxiliar os profissionais de Relações Governamentais: i) no monitoramento legislativo com o objetivo de livrar tempo para se estruturar ações mais ágeis e eficazes; ii) na formulação de projetos e políticas públicas, trazendo melhores opções de interação entre os membros de um time; iii) e na melhoria dos canais de diálogo junto aos legisladores fazendo com que suas demandas sejam colocadas no timing correto consideradas.


Copyright (c) 2016 - 2019, Openlex.
Construído com ♥ em São Carlos, A Capital da Tecnologia