<< Voltar para o Blog da Sigalei

Sigalei conquista menção honrosa na categoria Jornalismo do prêmio Marco Maciel

Publicado em:
19/8/2019

Quem atua na área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) já sabe. Nos primeiros meses do segundo semestre, o universo de RIG se encontra em Brasília, para o prêmio Marco Maciel, uma iniciativa da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). Ser indicado ao prêmio já é uma grande honra. Ser indicado dois anos seguidos, em categorias diferentes, é uma conquista exponenciada. E foi o que aconteceu com o Sigalei.

Na noite desta última terça-feira, 13 de agosto, o Sigalei conquistou menção honrosa na categoria Jornalismo de RIG. Os artigos do Blog Tudo é Política, hospedados no portal sigalei, concorreram com grandes veículos de comunicação como os também finalistas Correio Braziliense e Portal Jota, que acabou conquistando o 1º lugar.

“Nós recebemos com muita alegria essa indicação. Embora a produção de conteúdo não seja o foco principal do Sigalei, nós temos o compromisso de contribuir com o debate, cada vez mais qualificado, para a atividade de RIG no País. A indicação por dois anos seguidos, em diferentes categorias, mostra o quanto estamos empenhados com o mundo de RIG”, afirma Ivan Ervolino, co-founder do Sigalei e que esteve presente na premiação, no Panteão da Pátria, na capital federal.

No ano passado, o Sigalei conquistou o 2º lugar na categoria Instituição Privada. Na ocasião, apresentou o caso “O Sigalei a nova democracia digital”, na qual relata a trajetória da empresa, criada em 2016, e que se tornou referência em monitoramento legislativo dos trabalhos do Congresso Nacional e também de assembleias estaduais e câmaras de vereadores de todo o País.

Blog Tudo é Política

O Blog Tudo é Política nasceu com o mesmo DNA de transparência e cidadania que marcam a atuação do Sigalei. O objetivo é levar informação de qualidade sobre o ambiente legislativo, seus meandros institucionais e sobre as formas de participação que não se restringem apenas ao momento do voto.

Toda semana, o Blog traz artigos, entrevistas, perfis e reportagens com esses agentes de participação política, não importa o título que mantivessem. Sejam profissionais de grandes escritórios, empresas ou associações, professores, cientistas políticos ou representantes de pequenas entidades que mantém acesa a chama da participação política com muita dignidade e assertividade.

Com esse trabalho, o Blog Tudo é Política se tornou o ponto de encontro dos profissionais de RIG, que repercutem os assuntos abordados e avançam as discussões com novas sugestões de assuntos ou de pontos de vista.

Além disso, o Blog também conta com insights obtidos por meio dos dados coletados pela plataforma sigalei. Análise quantitativa e qualitativa para levar aos seus leitores subsídios para a tomada de decisão, sempre destacando a importância das informações para o cotidiano dos profissionais de RIG.

O foco dos artigos e das análises é trazer, aos profissionais da área, informações e pontos de vista que promovam o debate saudável e tão necessário para o amadurecimento da democracia. O nível de experiência destes profissionais também varia, indo de estudantes de graduação em áreas correlatas à atividade de RIG até diretores de grandes instituições, sejam elas associações, sindicatos, ONGs ou empresas.

Outro objetivo do Blog é desmistificar a figura do RIG para a população mostrando que esta é uma ocupação que, quando feita de maneira transparente e profissional, garante maior diversidade de temas e, consequentemente, que mais pontos de vista sejam considerados pelos tomadores de decisão.

Afinal, todos os grupos da sociedade possuem agendas com temas que são relevantes para elas e cabe ao profissional de RIG levá-las ao conhecimento do poder público. Quando esse processo é feito por profissionais, as chances de sucesso de determinadas pautas aumentam consideravelmente.

Outro material de destaque no Blog são as entrevistas que mostram o cotidiano destes profissionais e evidenciam que é possível negociar e colocar em debate temas relevantes de maneira democrática. Nestas entrevistas, é destacada não apenas a formação dos entrevistados, mas a experiência e, principalmente, o compromisso que cada entrevistado(a) possui com a transparência e o profissionalismo, tão importantes para a área de RIG.

“Com o Blog, temos como objetivo fomentar o debate sobre a relevância dos profissionais de RIG para a sociedade, bem como mostrar que sua atuação melhora as condições da democracia do país, visto que garantem mais grupos trazendo suas agendas. Ao mesmo tempo queremos mostrar para o cidadão que é legítimo que grupos tenham interesses e que é possível defendê-los de maneira democrática e transparente. A conquista da menção honrosa no prêmio Marco Maciel nos motiva ainda mais a perpetuar esse bom trabalho”, ressalta Ivan.

Tags
Não encontrada
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.